segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Djavan


Não precisa muito mais que issu no título não acham? Hoje, voltando a ouvir esse gênio da harmonia e da melodia, vi o quanto faz bem ter contato com essa obra prima da música brasileira. Ouço Djavan desde de criança, e é assim mesmo que tem que ser. Porque pra mim, um artista como esse, dentre outros por aí, devem ser ensinados aos filhos e netos. Pois vale mais que aprender a gostar de futebol!

Com sua sonoridade leve, bela e cada vez mais madura e precisa, Djavan é simplesmente incomparável. Um verdadeiro gênero da nossa mpb. Com uma composição de uma criatividade impressionante no âmbito da melodia, e de letras que nos fazem passear pelas areias de Alagoas. Sua leveza e simplicidade poética se constrastam com sua erudição musical. O que faz de Djavan um prato cheio pra pessoas de gosto musical apurado. É como um bom vinho ao paladar dos admiradores de bons vinhos! Seus últimos trabalhos, para mim, tem muito de parecido entre si, em termos de temas, tanto musicais como poéticos - seus arranjos e letras são consonantes. Aliás, Djavan, sempre foi muito versátil neste aspecto. Se ouve de tudo em um disco de Djavan: de soul e jazz à samba. E é assim que ele compôs seus últimos pratos finos: Milagreiro, Vaidade, Na Pista e Matizes.

Sempre vou lembrar de Djavan também por aqui, podem ter certeza. Para este post as dicas são: "Meu" e "Cair em si" - ambas do álbum Milagreiro, e por fim "Pedra" do seu último disco - Matizes.

Salve! Em breve novos posts - devo escrever mais nos próximos dias! Grande abraço aos amigos leitores! Comentem!!!

Um comentário:

  1. Cara, vc falou exatamente o que eu penso sobre Djavan: música comlpexa com aquela letra simples e não por isso menos bela e cheia de texturas diferentes! =^)

    Um abraço!

    ResponderExcluir