domingo, 21 de março de 2010

Chico César, respeitem seus cabelos brancos!

Para mim, com a figura de Chico César, não existe exemplo melhor da excentricidade que a nossa música tem. Este cantor, violonista e compositor do sertão da Paraíba - também escritor, não exito em citar - é um dos maiores nomes da música brazuca, dentro e fora do Brasil, na atualidade.

Chico começou como jornalista, pra ser mais exato era revisor de textos em São Paulo. E sua carreira musical foi deslanchando naturalmente, em decorrência da sua paixão pela música, pela arte mais que tudo (afinal é um artista completo). Começou na noite com sua banda chamada Cuscuz Clã, que tocava em sampa no BLEN BLEN Bar. A partir dela Chico começou as incursões mais expressivas de sua carreira, a primeira delas foi a gravação do disco Aos Vivos (em 1995) que iniciou o processo de valorização da obra desse artista maravilhoso. De lá pra cá são 7 álbuns, e uma carreira reconhecida em todo o mundo, principalmente na Europa. Em 2005 esse paraibano 'arretado' ainda lançou o livro Cantáteis, cantos elegíacos de amizade pela editora Garamond.

Eu particularmente, conheci recentemente a obra de Chico César. É óbvio que já tinha ouvido faixas de discos como a música Templo, Mama África, dentre outras. Porém iniciei minha apreciação pela sua obra há um ano aproximadamente. O mais interessante em seus temas, é que ele é extremamente universal. Apesar de ter em suas raízes toda a realidade pesada do sertão do Nordeste Brasileiro, que muitas vezes influencia visivelmente a obra de todos os seus conterrâneos, Chico César é um compositor que pode ser apreciado em qualquer lugar do planeta. E sua música passeia pelo samba, pela bossa nova, pela música popular nordestina, brasileira, pelo jazz e música erudita (que inclusive, influenciaram demais o disco De Uns Tempos Pra Cá - que é um dos meus favoritos!).

A sua poesia, dentro da música, é de beleza emocionante. Sua sensibilidade e sua forma "livre" inundam de possibilidades todos os seus trabalhos. Vale a pena conferir a obra dessa 'cabra'!

Comentem suas músicas preferidas, vamos analisá-las por aqui????? :) :) :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário