quarta-feira, 29 de julho de 2009

Chico Buarque - Carioca

E já que falamos de Chico, e do disco "Carioca", que foi lançado em 2006 pela compositor maior do Brasil, que tem temas variados em suas canções e um ar bastante maduro e sereno nos arranjos. Resumidamente é um disco suave de ouvir, daqueles do tipo que seriam categorizados como bom discos para crianças. Chico escreve já de cara sobre as mazelas do Rio, e olha que o disco é suave, fala sobre os desequilíbrios de uma cidade em caos social. A faixa "Subúrbios", como o próprio nome sugere, abre o set list do disco com um ar de pena e ao mesmo de apelo ao belo que há dentro dos subúrbios, mesmo que esse belo seja muitas vezes utópico.

"Outros sonhos", pra cumprir a trilogia do tema dentro da discografia do grande autor, vem declarar os delírios e desilusões de um poeta maduro que tudo já viveu. Canção que parece não ser romântica no início, mas não sede ao ímpeto de seu criador quase sempre bohemio.

Minha canção preferida no disco é "Ode aos ratos", que talvez seja a canção mais pesada em termos de provocação e crítica social do disco. A forma como Chico compara o ser humano aos ratos, que são por eles mesmos vistos como "peste", é genial. Como se não bastasse a música ainda tem contato com um impressionante e lúcido trava-línguas dentro de sua estrutura poética. É lindo! Ouçam!

Chico Buarque sempre foi impressionante nas suas opções pelos arranjos minuciosos e de muito bom gosto. E talvez um dos compositores e letristas que melhor conseguiu traduzir toda a cultura bohemia, social e cultural brasileira - se é que esses temas casam bem quando postos juntos em uma mesma análise. Mas é isso mesmo que eu acho que o Chico faz, mistura seu lado Bohemio e "carioca" - na essêcia da palavra - com seu teor político e crítico. A música "Dura na queda" é um samba canção que é a coisa mais linda! Com arranjos sutis e lindos, parece que estamos nos anos 60 ouvindo essa música. E é isso que mais genial ainda no jeitão 'malandro', ao qual a Bossa não cede.

Meus caros amigos, se permitem vou tentar lhes remeterer bons momentos com esta indicação de disco. Que não poderia deixar de ser um disco de Chico Buarque. Confiram mais informações sobre o Grande nome da nossa música no seu site www.chicobuarque.com.br, que inclusive está lançando livro novo nesses tempos - o romance "Leite Derramado", que se não me engano é o terceiro ou quarto da carreira de literato.

3 comentários:

  1. Como já te disse...lendo seus comentários dá vontade de ouvir tudo na hora...Sensacional a forma que descreve cada música!

    ResponderExcluir
  2. Poxa, obrigado Nah, visite sempre o blog. O negócio genial são os sons que debatemos aqui, o blog é só uma forma de compartilhar essas coisas maravilhosas com as quais eu tive oportunidade de conviver durante minha vida!

    ResponderExcluir
  3. Sim, meu caro... Nada tão prazeiroso quanto ler sobre um mestre nas palavras de um bom amante da cultura, da poesia, da língua portuguesa e - talvez o laço que amarra bem tudo isso - da boa música. Fora o já citado disco "Carioca", e toda a sua beleza ("Ode aos Ratos" também seria a minha favorita), vale lembrar que Leite Derramado é o quarto romance do Chico, depois de Budapeste, Benjamim e Estorvo, o qual sempre me traz a cena final à cabeça só de lembrar ou ouvir a palavra "estorvo". Continue escrevendo sempre! Um abraço!

    ResponderExcluir