quinta-feira, 30 de julho de 2009

Zeca Baleiro, e "O Coração do Homem-Bomba"

Ontem, antes de pegar no sono, eu estava ouvindo na Radio UOL o novo álbum desse compositor de São Luíz do Maranhão, que vem em um ritmo tão frenético de lançamentos de discos e álbuns dos mais variados tipos: Zeca Baleiro. Eu já tinha ouvido o primeiro volume deste curioso disco, entitulado por "O Coração do Homem Bomba", mas me encantei com a criatividade do segundo volume desse projeto. O estilo popular nordestino, misturado às suas influências vindas do Sambra e da M.P.B. em geral, é saboroso. O Zeca é um grande compositor, um nome forte na poética nordestina de qualidade atual - talvez seja junto com poucos na atualidade, um dos grandes nomes dela. Tem uma mistura de profundidade intelectual com humor nordestino, que é típico dessa cultura tão rica.

No disco Baleiro ensaia novas tendências, mas o que mais faz, é reescrever o bom e velho estilo seu aos seus primeiros trabalhos - "Vô Imbola" e "Por onde andarás Stephen Fry". Que por sinal pra mim, é o que há de melhor no Zeca. Minhas músicas preferidas, para quem quiser começar por alguma coisa no álbum, são: "Pastiche" - que é uma música super bem humorada e super criativa na poética, e "Samba De Um Janota Só" - que também tem muito do humor, e é o que eu quis dizer ser o melhor do Zeca de início de carreira, essas misturas de estilos que acabam por final evidenciando sua 'nordestinidade', pra mim é algo que faz do Zeca um cara diferente. Claro que não é o único, mas dos outros que acompanham o que poderíamos chamar de Novos Bahianos de hoje, eu vou falar em outras e oportunas postagem.

Segue aqui a sugestão de hoje, ouçam "O Coração do Homem Bomba 1" e "O Coração do Homem Bomba 2", também ouçam a faixa bônus dele com Chico César que é genial - ao final do volume 2. Para quem quiser saber mais também sobre o Zeca Baleiro e seus tantos trabalhos que vem desenvolvendo atualmente, entrem no seu site: www.zecabaleiro.com.br.

Observação sobre a Radio UOL: para quem quiser ouvir os links que eu estou incluindo aqui nos posts do blog, vocês devem usar o Internet Explorer, tanto a versão 6 quanto a 7, mas tem que ser explorer - o plugin da Radio UOL não funciona bem no Mozilla. Nunca testei o Cromo do Google nela, mas fica aqui de qualquer modo a sugestão.

Comentem e recomendem os posts: "a patrôa agradece!".

Salve moçada!

Um comentário:

  1. ja to dentro,simplesmente adorei e o melhor de tudo é que assim me mantenho informada com relaçao a melhor musica do mundo,Diogo...por mais que ja nos odiamos na sida...TE ADORO D+

    ResponderExcluir